Como evitar o entupimento da pia?

Com um pouco de cuidado e uma manutenção básica, é possível evitar o entupimento da pia. Os entupimentos não acontecem de uma hora para outra, eles aparecem após anos de sujeira acumulada. É necessária uma mudança de hábitos para que estes problemas sejam evitados. Além disso, você também pode fazer a manutenção do encanamento para evitar entupimentos. Aqui estão algumas boas dicas do Bombeiro Hidráulico BH para evitar o entupimento da pia.

1- Preste atenção no que entra pelo ralo.

Você sabia que as sobras de gorduras, óleos de cozinha, cascas de ovo, cascas de frutas e borras de café podem deixar sua linha de esgoto entupida? Estas substancias se decompõem muito lentamente e causam sérios problemas nos encanamentos.

Com o passar do tempo, as gorduras se acumulam nas curvas dos canos, e à medida que outros itens menores passam por elas, formam uma massa pegajosa que bloqueia o esgoto. Evite que maiores causadores dos entupimentos das pias escoem pelos ralos. Além disso, tome cuidado também para não jogar lixo no ralo da pia. Tanto os restos de comida, assim como qualquer substância sólida, devem ser jogadas no lixo.

2. Use água quente para limpar a pia quando terminar de usar.

Mesmo tomando todo o cuidado, e possível que algo indesejado escoe pelo ralo da pia. Se isso acontecer, assim que terminar de lavar os pratos, simplesmente deixe a água quente ligada por alguns minutos. O calor da água derreterá a gordura, evitando que algo fique grudado nos canos.

3. Use um filtro para evitar a entrada de detritos no encanamento.

Existem certas substâncias, como a espuma de sabão, migalhas e pequenos detritos, que podem escorrer pelo ralo. Essas substâncias também podem condensar nos encanamentos e causar problemas. Para evitar que estas substâncias penetrem nos encanamentos, coloque um filtro de rede sobre o ralo da pia. Então, quando você acabar de lavar os pratos, remova o coletor e jogue as substâncias no lixo.

4- Limpe o ralo com Bicarbonato de sódio e vinagre.

O Bicarbonato de sódio é ótimo para limpar o ralo da pia. Ele possui uma propriedade corrosiva que dissolve as gorduras sem danificar o encanamento. Para realizar a limpeza do ralo com Bicarbonato de sódio e vinagre faça o seguinte:

1) limpe bem a pia antes de começar a limpeza do ralo.

2) Despeje 1 xícara de vinagre pelo ralo e deixe agir por 20 minutos. O vinagre contém ácido acético, que atua como um excelente solvente orgânico, essencial para a limpeza.

3) Coloque 2 colheres de bicarbonato de sódio no ralo, e logo em seguida água bem quente, mas não fervendo. A reação química causada pelos elementos, limpa e otimiza o sistema de drenagem. Recomendamos que esta limpeza seja feita a cada 30 dias.

No entanto, se você experiencia o entupimento recorrente do ralo da pia, não se limite a limpá-lo. Nós podemos fazer uma inspeção para ver o que está causando o problema. Vale a pena descobrir a causa e fazer o reparo, em vez de se preocupar com refluxos, lentidão na drenagem ou entupimento. Nestes casos, é melhor contratar um encanador profissional que esteja familiarizado com os sistemas de esgoto de sua área para resolver o seu problema.