Como confirmar um vazamento de água?

Nossas casas dependem de um sistema hidráulico eficiente, capaz de manter o fluxo e a pressão necessárias para que a água possa fluir com segurança pelo encanamento. No entanto, quando este sistema apresenta falhas, estamos sujeitos a uma série de problemas.

Infelizmente, os vazamentos de água, são um dos exemplos de como uma destas falhas podem colocar em risco a estrutura de uma casa.  Por isso, uma das coisas mais importantes que o proprietário de um imóvel precisa saber é como determinar a existência de um vazamento de água em sua propriedade.

 Sem dúvida, a melhor maneira de confirmar um vazamento é fazer o teste do Hidrômetro, também conhecido como relógio. O Hidrômetro está localizado no ponto em que a Copasa conecta sua linha de abastecimento de água ao seu sistema hidráulico.

Sendo que a função do hidrômetro, é justamente medir a quantidade de água que passa para sua casa. Então, se você está pronto para realizar o teste do Hidrômetro e saber se existe um vazamento em sua casa, siga  as seguintes etapas:

As 4 Etapas do teste do Hidrômetro

1- Feche todas as torneiras de água de sua casa e certifique-se de que todas as torneiras, chuveiros, mangueiras, descargas, máquina de lavar e lava-louças estejam desligados.

2- Vá até o Hidrômetro e anote os números que estão marcando no medidor.

3- Volte para a sua casa e verifique novamente que não existe consumo de água no momento.

4- Após esta segunda verificação, espere uma hora e volte ao local do hidrômetro para verificar se houve alguma mudança nos números. Se os números mudarem, você tem um vazamento de água em casa.

Alguns vazamentos são óbvios, enquanto outros ocultos e difíceis de detectar. Por isso, se você constatar um vazamento de água, os encanadores do Bombeiro Hidráulicos BH são especialistas tanto na detecção dos vazamentos, assim como em fazer os reparos.